sexta-feira, 27 de março de 2015

Corpos modelados, corpos esculpidos: a busca pela perfeição.


E se seu corpo não fosse seu?

   Atualmente, uma mulher só é considerada de “boa aparência” se for jovem, já que a publicidade, a indústria da moda, dos cosméticos e os consultórios médicos oferecem produtos e intervenções que estariam ao alcance de todas. Dessa forma, sentimo-nos culpadas e deslocadas se não nos enquadramos nesses modelos de juventude e beleza, sendo que nosso corpo é considerado uma massa amorfa que pode ser moldado por profissionais das áreas da saúde e da estética.
    Podemos até envelhecer, mas não podemos deixar que os outros percebam. Temos que preencher os sulcos da face, tirar as rugas que aparecem ao redor dos olhos, malhar para enrijecer os músculos, manter (ou tornar) os seios fartos e firmes.
    Em matéria recente publicada na mídia, as mulheres foram informadas que, agora que já estão com seus rostos “plastificados” e padronizados, devem se preocupar com as mãos, pois elas não escondem o envelhecimento. A matéria inclusive informa que, provavelmente, a pop star Madona usou luvas em seu último show para esconder as marcas do tempo que teimam em aparecer e fazem os fãs lembrarem que ela já não é tão jovem. Mas não desanimemos, pois os profissionais explicam que já existe uma técnica de “preenchimento de mãos” pela qual poderemos esconder nossa idade por mais algum tempo.
 


    Cabeda (2004, p.171) em seu artigo “A ilusão do corpo perfeito: o discurso médico na mídia” que diz que “em um futuro próximo as mulheres que não se submeterem ao padrão [estético] cirúrgico poderão ser estigmatizadas, vistas como desviantes e consideradas, no mínimo, negligentes com seu bem-estar. É espantosa a variedade e a quantidade de formas de exclusão que o homo sapiens é capaz de inventar.”
   Vive-se numa sociedade cuja construção da imagem do corpo saudável (independente de ser ou não realmente saudável) preconiza como fato o indivíduo se parecer belo e saudável. Isto é decorrente de um processo de estetização da vida cotidiana e das influências da cultura de consumo, na qual realidade e imagem são consideradas sem distinção. Neste processo, a mídia cria ícones de beleza e saúde, produz modelos a serem seguidos e que, muitas vezes, são tipos distorcidos de beleza e até de saúde.
    No que se refere à estética do corpo, o que se pode ver, hoje, é que as mulheres estão deixando de visar à sua saúde em função da aparência de seus corpos. Elas estão mais preocupadas com sua aparência física, com sua beleza, e não se importam com o fato de que isso possa interferir em sua saúde, como se esta fosse uma questão fundamental para serem vistas com bons olhos nos diferentes grupos sociais em que vivem.
    Se o ser humano em geral, atualmente constrói seu corpo visando a "ditadura" da beleza atual e da sociedade, eu deixo uma pergunta para vocês: Até onde o corpo que você esculpe e constrói é seu? Até onde os limites da personalidade vão cruzar com os da sociedade?

Referências:
CABEDA, Sônia L. A ilusão do corpo perfeito: o discurso médico na mídia. In:STREY, Marlena; CABEDA, Sônia; PREHN, Denise (orgs.) Gênero e Cultura: questões contemporâneas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.


Beijos da Lú!!!!

Tendências Outono/Inverno 2015

      

TENDÊNCIAS POR LÚ


      Hoje mostrarei para vocês algumas tendências do Outono/Inverno 2015 que estarão no palco da moda a partir de agora.
      Com linhas simples, silhuetas pouco definidas, arredondadas e looks andrógenos em pele, com capas, penas e lãs, as coleções desta estação têm como objetivo acabar com o frio em grande estilo.
      Entre as tendências dessa estação estão os anos 70 e 80, o militarismo apresentado em peças utilitárias, a volta triunfante do jeans, (principalmente os sem lavagem, apenas amaciados ou os bem detonados, rasgados ), a presença dos tricots em pontões grossos bem ao estilo handmade ( a palavra handmade remete a algo possivelmente artesanal e é um assunto que sou apaixonada) e a insistência com os cropped tops!





1 – Anos 60
Mini-saias, vestidos com corte trapézio, bobs gráficos e cores pastel estavam presentes nas diferentes coleções com um toque moderno e despreocupado. Os padrões dos anos 60 artísticos e com tons vibrantes e quase que “psicodélicos” mantêm-se nesta estação.
2 – Capas
Seja vermelha, bordada com pérolas ou com desenhos delicados, a capa é a peça de eleição para o Outono-Inverno 2014: o toque de sedução com influências dos contos de fadas.
3 – Top Cropped
Os tops cropped podem ser usados com uma calça de cintura alta obtendo assim um look moderno. Os tops aparecem mais clássicos, com cortes e materiais que remetem à alfaiataria, em cores neutras.





4 – Gola Rolê
Ela chegou bombando no SPFW e veio para ficar: a gola rolê já ensaiava seu retorno aos guarda-roupas há algum tempo. Tendência incontestável da década de 90, agora além de suéter de lã, também é vestido de festa, cropped top e blusa estampada. Até mesmo quando o vestido tem decote aberto, maxi gargantilhas altas, de metal, imitam o efeito da gola!
5 – Jacquards
Um tecido que vem com tudo no outono/inverno 2013 é o Jacquard. Jacquard é o nome dado a padronagem complexa de entrelaçamento entre tons neutros ou coloridos, sendo utilizado na produção de tecidos em relevo ou não. Além das roupas o tecido é usado na decoração e acessórios, e como é mais encorpado é ideal para as estações mais frias, remetendo a sofisticação e a elegância.
6 – Jeans
O popular jeans também entra em cena: vestidos, jaquetas, blusas e calças serão bem-vindas. Além de mostrar um estilo mais despojado e esportivo, a tendência promete ser bem interessante, principalmente para os países mais quentes como o Brasil. Dependendo do corte utilizado na roupa, é possível usar essa dica durante o dia ou à noite.





7 – Metálicos
Mais uma lembrança de que o estilo dos anos 60 está em alta é a presença do brilho metalizado nos modelos exibidos durante os desfiles de moda. A tendência do Outono inverno 2015 traz detalhes em dourado, prateado ou demais cores metalizadas, tanto em vestidos e acessórios, quanto nos calçados. Com essa dica é possível dar mais destaque para o seu visual, principalmente em eventos noturnos.
8 – Vinil
A década de 70 também é conhecida como a Era Disco. Os jovens da época passavam as noites nas discotecas dançando ao som de Bee Gees. Para se destacar na pista de dança era preciso usar e abusar do brilho e do glamour. Decote profundo, macacão, plataforma, devore, fenda, brilho vinil, cintura-alta e metalizados são alguns dos elementos marcantes da Era Disco. O brilho vinil, considerado por muitos fetichistas, despontou nas passarelas de algumas grifes. Trazendo um ar dominante com toque sensual em alguns looks.
9 – Tramas Vazadas
Conjuntinhos em tecidos vazados estarão em alta tirando duplas de saia e top do sério com tramas quadriculadas super simétricas e recortes mais orgânicos também. O resultado é um efeito ótico feminino, sensual e pronto para encarar o inverno que pode não ser muito forte com peças que deixar a pele respirar mas também não deixam a desejar no frio. As peças disfarçam os braços fora de forma sem aumentar a sensação térmica ou diminuir.





10 – Tricot
O Tricot apareceu em duas versões nesta temporada rústico ou felpudo. O tricot volta com força total e é aposta certa para a estação fria que está chegando. Nessa estação ele vem grosso, com pontão, em pullovers, sweaters, casacos, canelado, com pontos em relevo ( trança, losango ) e até em total look, formado por calças e túnicas.
11 – Botas
As botas de cano alto e médio estão presentes para dar um charme retrô nessa nova estação. Muitas marcas complementaram as peças em jeans ou veludo com o calçado, que apareceu em peso nos desfiles: botas e mais botas. Nessa estação você pode combinar estilos, como uma bota de veludo ou com detalhes metalizados. O look fica mais interessante e charmoso.
12 – Cáqui Militar
O look militar, em tons cáqui como a cor dominante, é outra influência bem presente nas coleções de Outono/Inverno 2015. Com inspirações do uniforme, os looks aparecem com silhuetas mais definidas, rigorosas e estruturadas.

Gostaram das novas tendências? Experimentem todas elas nesse outono/inverno pois os looks têm tudo para ficarem lindos.

 Beijos da Lú!