Parem de lavar seus jeans, diz Chip Bergh da Levi's (ele já parou)!!!
Não, você não leu errado. Chip Bergh, CEO da Levi´s,
chocou os maníacos por higiene ao dizer que o seu par de jeans
favorito, que ele usa há mais de um ano, "ainda não tinha visto uma
máquina de lavar". A declaração foi feita durante evento de sustentabilidade da revista Fortune, nesta semana.
Questionado sobre a frequência com que se deve lavar os jeans, ele foi
direto: “Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te
dizer para nunca lavá-los”, disse.
“Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar
um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de
pele, nem nada parecido”, explicou, diante da plateia surpresa.
A recusa em lavar a peça de roupa - ou pelo menos, de reduzir a frequência de lavagem - tem virtudes, segundo Bergh. Além de conservar o
tecido do jeans, ajuda a preservar os recursos do planeta, no caso, a água.
Em 2008, ao avaliar o ciclo de vida do seu principal produto, a empresa
descobriu que metade do consumo de água ocorre na fabricação do jeans,
enquanto a outra metade ocorre na casa do consumidor, por conta de
sucessivas lavagens em máquina de lavar.
Sustentabilidade de Ponta à Ponta
A preocupação em reduzir a pegada ecológica se sustenta, ainda, em uma série de ações implementadas na última década.
Em 2007, a Levi's fez uma parceria com a ONG "Better Cotton Initiative" (Iniciativa para um Algodão Melhor), a fim de promover na fase de produção e tratamento do algodão a redução do uso de água e pesticidas, a preservação da biodiversidade e o respeito às normas de proteção aos trabalhadores.
Cinco anos depois, prometeu eliminar todas as substâncias tóxicas de sua cadeia de fornecedores e de produtos até 2020, ao aderir à campanha Detox, promovida pela Ong ambientalista Greenpeace.
A investida mais notável é o recente programa "Wellthread Levis", aplicada à Docker, a marca da Levi´s especializada em calças caqui.
É um pequeno projeto piloto de produção de jeans totalmente sustentável, de uma ponta à outra. Lançada em 2013, a coleção, segundo a empresa, possui tecidos mais fáceis de reciclar e que consomem menos energia e água que todas as outras linhas.
De acordo com Bergh, a empresa avalia se essa forma de fazer jeans é produtivo e economicamente viável. “Trata-se de uma coleção da ordem de mil unidades, uma linha premium, com preço mais puxado”, diz.
No site da marca, nos EUA, o preço médio de uma calça da linha é de U$128 (cerca de R$ 280) , mais que o dobro de um modelo tradicional por lá.
Em 2007, a Levi's fez uma parceria com a ONG "Better Cotton Initiative" (Iniciativa para um Algodão Melhor), a fim de promover na fase de produção e tratamento do algodão a redução do uso de água e pesticidas, a preservação da biodiversidade e o respeito às normas de proteção aos trabalhadores.
Cinco anos depois, prometeu eliminar todas as substâncias tóxicas de sua cadeia de fornecedores e de produtos até 2020, ao aderir à campanha Detox, promovida pela Ong ambientalista Greenpeace.
A investida mais notável é o recente programa "Wellthread Levis", aplicada à Docker, a marca da Levi´s especializada em calças caqui.
É um pequeno projeto piloto de produção de jeans totalmente sustentável, de uma ponta à outra. Lançada em 2013, a coleção, segundo a empresa, possui tecidos mais fáceis de reciclar e que consomem menos energia e água que todas as outras linhas.
De acordo com Bergh, a empresa avalia se essa forma de fazer jeans é produtivo e economicamente viável. “Trata-se de uma coleção da ordem de mil unidades, uma linha premium, com preço mais puxado”, diz.
No site da marca, nos EUA, o preço médio de uma calça da linha é de U$128 (cerca de R$ 280) , mais que o dobro de um modelo tradicional por lá.
Veja o vídeo de divulgação do programa "Wellthread Levi's":
Beijos Sustentáveis e até a próxima!!!
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